Pages

domingo, 6 de maio de 2012

"O ex-mágico da Taberna Minhota" de Murilo Rubião


Murilo Rubião foi um escritor e jornalista mineiro nascido em 1916 e que veio a falecer em 1991. Sua forma de retratar o insólito em suas narrativas, transformando a realidade e seus problemas em um mundo fantástico, foi muito comparada por críticos até a Franz Kafka, autor de "A Metamorfose" - obra que também será tratada futuramente neste blog.

Em um de seus contos mais conhecidos, "O ex-mágico da Taberna Minhota", do livro "O ex-mágico" (1947), é um ótimo exemplo de como extrair magia do cotidiano banal. O conteúdo desta história é perpetrada pelo conceito dos direitos humanos: um "mágico" que encontra dificuldades em se adequar a uma sociedade homogênea que não aceita o diferente em seu meio. O personagem principal tenta se adaptar ao meio através da negação da sua própria personalidade e identidade, para tentar não ser mais um "estranho".

A angústia e o desamparo do personagem já transparece no trecho bíblico que serve de prefácio ao conto: "Inclina, Senhor, o teu ouvido e ouve-me; porque eu sou desvalido e pobre".

Douglas P. Coelho

Para ler o conto na íntegra, basta clicar AQUI.
Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...