Blog dedicado ao projeto de extensão em Cultura e Arte "Da tolerância à liberdade: ecos da Literatura Francesa"
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Le Déserteur, de Serge Reggiani e Boris Vian
Boris Vian (foto) e Serge Reggiani foram duas célebres personalidades francesas: o primeiro era escritor e músico, o segundo, ator e cantor. Boris Vian era um dos importantes nomes do jazz na França e compôs "Le Déserteur" (O Desertor), canção que foi interpretada por Serge Reggiani.
A letra da canção é sobre um homem que se recusa a participar da guerra e deserta da sua convocação. O homem escreve uma carta ao presidente do país pedindo sua retirada e dizendo ao mesmo que fosse o próprio dar seu sangue na guerra. O desertor diz que não veio à terra para matar as pessoas pobres e que irá tentar persuadir seu povo a se recusar em participar também. A vida do autor da carta já havia sido marcada por perdas e sofrimento, como a morte de seu pai e sua mãe, a partida dos seus irmãos e a perda de suas esposa quando fora prisioneiro, portanto ele não queria passar por mais.
Abaixo, veja um vídeo com a interpretação da música por Serge Reggiani e a declamação feita pelo mesmo do poema "Le Dormeur du Val" (já postado no blog também), de Arthur Rimbaud, ambos os textos manifestações antimilitaristas:
Douglas P. Coelho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário